O país cabe aqui.

MINSA decreta quarentena para passageiros provenientes da China

Por: Victória Pinto

Após o coronavírus alastrar-se tão rápido, atingindo cerca de 24 países, o Governo de Angola através do Ministério da Saúde (MINSA) decretou, nesta quarta-feira, 5, em Luanda, uma quarentena de 14 dias para os passageiros provenientes da China ou que tenham contacto com doentes afectados por coronavírus.

De acordo com um comunicado do MINSA chegado à imprensa, os respectivos cidadãos estarão isolados ao acesso público e não poderão receber visitas às áreas de quarentena.

O MINSA avança que o Governo angolano mantém os contactos com as autoridades chinesas com vista a prestar todo o apoio à comunidade angolana residente naquele país e reitera o apelo para o contacto permanente com as representações diplomáticas e consulares em território chinês.

O Governo reitera o apelo para a adopção de medidas preventivas individuais e colectivas e a notificação às autoridades sanitárias de todos os casos suspeitos.

Dados disponíveis indicam cerca de 50 mil chineses vivem em Angola. Até a presente data havia sido, apenas, registado um caso suspeito de um cidadão chinês cujos resultados dos exames laboratoriais deram negativo contra o coronavírus.

De acordo com a agência chinesa Xinhua, os últimos dados actualizados dão conta de cerca de 30 mil casos de coronavírus confirmados em todo mundo, dos quais, 28 mil casos confirmados e 563 mortes na China, o epicentro do vírus.O coronavírus faz parte de uma vasta família de vírus que inclui os que causam a gripe comum, mas também a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS).

Os primeiros sintomas são febres altas e tosse, que podem agravar até causar pneumonia. O epicentro deste vírus é a cidade de Wuhan, China, onde tem provocado várias mortes.

Além da China, também foram reportados casos de infecção pelo coronavírus em Macau, Hong Kong, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, França, Alemanha, Austrália e Canadá.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies